Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/storage/6/56/84/tekhaus1/public_html/wp-content/plugins/wp-cookie-pro/wp-cookie-pro.php on line 18

Automação Residencial: sua casa inteligente

Automação Residencial: sua casa inteligente

Espaço Smart

Residências que respondem seus proprietários são comuns em cenas de filmes. Luzes que se acendem ao comando de uma voz, janelas que se abrem automaticamente, conforme a luminosidade do ambiente, e aparelhos de ar-condicionado que são acionados conforme a temperatura também são exemplos. Quando se fala em automação residencial, há também a valorização da residência aumento da qualidade de vida e uma maior satisfação do proprietário com o seu ambiente automatizado.

Quem nunca passou pelo medo de ter esquecido de trancar as portas ao sair de casa? Em uma casa automatizada este não é um problema, visto que tudo pode ser feito remotamente ao simples comando vindo de um aplicativo de celular. Assim, um sistema de automação não garante somente a satisfação momentânea ao proferir um comando de voz, mas sim, uma sensação eficaz de segurança e satisfação com sua própria residência.

Tecnologias de automação residencial

Uma automação residencial pode ser feita de várias maneiras. Há aqueles que preferem que tudo seja cabeado por meio de uma central, bem como há aqueles que preferem evitar ao máximo o cabeamento e a adaptação da instalação para automatizar seus equipamentos residenciais. Assim, há várias tecnologias no mercado voltadas a todos os públicos, desde os mais conservadores até os mais ágeis e imediatistas.

Uma boa forma de começar na automação residencial é considerando os aparelhos que você provavelmente já possui em casa. Você pode, por exemplo, comandar a sua SmartTV por meio do seu smartphone ou por comando de voz utilizando uma das assistentes disponíveis no mercado como a Alexa, por exemplo. Se você não possui nenhuma assistente pessoal, fique à vontade para utilizar o seu celular por meio do Google Assistant ou pela Siri, seguindo as instruções indicadas na tela do celular.

Há ainda projetos específicos de automação residencial que consideram equipamentos dedicados à tal função. São exemplos os que implementam o protocolo KNX por rede cabeada, típico de automação, aplicados especificamente em equipamentos compatíveis com este protocolo. A grande vantagem da automação por via cabeada é a confiabilidade, posta à prova geralmente quando há a falta de energia elétrica se não for devidamente preparado para isso.

Para quem abre mão de cabeamento, há ainda os dispositivos de automação via Wi-Fi, ou seja, dispositivos que se comunicam uns com os outros por meio da mesma rede na qual você conecta o seu computador, seu celular ou sua TV. Redes de automação Wi-Fi em geral podem apresentar instabilidade devido a quantidade de dispositivos conectados no mesmo roteador e, para que isso não ocorra, é necessário pensar em um projeto de infraestrutura de rede capaz de conectar e permitir a troca de informação dentro da rede de maneira eficiente.

 — Foto: Pixabay

— Foto: Pixabay

Agora, se você é daqueles que não quer sofrer com o cabeamento, nem com a instabilidade, pode seguir para a automação por meio da tecnologia ZigBee®, um protocolo de troca de informações desenvolvido única e exclusivamente para comunicação entre dispositivos. Você não tem acesso direto à rede, uma vez que ela é dedicada à automação, tornando-a dedicada somente à automação residencial. Dispositivos ZigBee® podem ser conectados diretamente à tomada ou, no caso de sensores, por meio de pequenas baterias que, em função da otimização destes dispositivos, podem durar até 5 anos.

Que tipo de automação escolher?

Antes de mais nada, vale a pena comentar que o momento ideal para se pensar em automação é no momento da concepção da residência, ou seja, antes de construir. Mas, nada impede de automatizar depois da residência estar pronta.

Ao pensar na automação antes de construir, é possível fazer um projeto elétrico mais eficiente, visto que se pode economizar com fiação e cabeamento lógico. Desta forma, é possível que sejam projetados conduítes específicos para uma automação cabeada, tornando a manutenção e a ampliação ligeiramente mais simples.

Uma obra já executada não impede o projeto de automação residencial cabeado, visto que o cabeamento KNX pode ser conduzido junto aos de rede elétrica, porém torna-se mais complicado pois no projeto elétrico são determinados fatores de condução de corrente elétrica em função do número de circuitos que passam dentro de um eletroduto. Assim, em grande parte dos casos, é necessário refazer boa parte da rede elétrica, pois critérios de projeto precisam ser modificados.

Caso você tenha interesse numa automação mais simples, ou de poucos dispositivos como algumas lâmpadas ou televisores, recomenda-se dispositivos Wi-Fi. Em geral, estes dispositivos necessitam de uma tomada próxima e são relativamente simples de se configurar e, em poucos casos, necessitam de uma adaptação do projeto elétrico. Porém, vale lembrar que dependendo da quantidade de dispositivos, é importante pensar não somente na configuração e sim na infraestrutura de rede apropriada para suportar a conexão de todos os dispositivos.

https://youtube.com/watch?v=Z20QR5kXAUk%3Forigin%3Dhttp%3A

Se você deseja instalar sensores de temperatura e luminosidade, de gás, de incêndio, entre outros, e não deseja em nenhuma hipótese modificar a fiação da residência, recomenda-se o uso de uma rede sem fio dedicada à automação como a ZigBee®. Os dispositivos ZigBee têm como principal característica o baixo consumo de energia, bem como o de se comunicarem por uma rede dedicada, tornando a experiência do usuário melhor em função de sua alta eficiência.

Vantagens

A principal vantagem em ter um projeto de automação funcional em sua residência é a valorização do imóvel. Não tenha dúvida de que uma residência automatizada é sempre bem vista pelo mercado e pelas pessoas que vão até a sua residência e ficam encantadas com a autonomia que sua residência possui.

Além da valorização do imóvel, pense que uma automação pode manter um ponto de eficiência fixo em sua residência. Mas o que isso significa? É simples! Se há luz natural, o sistema pode automaticamente abrir as persianas das janelas e evitar iluminação artificial.

Se o ambiente está muito quente, o sistema de controle de temperatura pode acionar o ar condicionado, proporcionando um conforto térmico balanceado; se você acabou de chegar em casa e pretende acionar a iluminação do jardim, pode pedir para a sua assistente pessoal fazer isso por você. Logo, sua casa torna-se a sua aliada no dia-a-dia.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top
× Como posso te ajudar?